Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sovereign Studios - Custom Indiana Jones


Aproveitando a vibe do post anterior, sobre o Han Solo Custom feito pelo Panza, escrevo mais um ainda com a temática de custom ímpar na escala 1/6. Hoje falarei da Sovereign Studios, muito embora não tenha profundo conhecimento da "marca" e do customizador por detrás da mesma - Shawn. Sei algumas informações do contexto na qual ela se destacou.


Sovereign Studios, até onde eu sei, obteve projeção frente aos colecionadores gringos quando começou a produzir peças em escala 1/6 com qualidade muitíssima superior aos produtos nesta escala oferecidos no mercado de massa. Nesta época, o colecionismo ainda era vista como algo infantil e as empresas ainda não vislumbravam o potencial de colecionismo "adulto".

Outro ponto que ajudou na conquista de share of mind, por parte da Sovereign Studios, foi a criação de bonecos e heróis de grande apelo, como o Batman de 89 e o Indiana Jones. Tudo era produzido em pequenas quantidades, onde a demanda tornava o trabalho viável e tudo ainda podia ser configurado como custom, evitando assim ações legais sobre direitos autorais e outros.


Durante muitos anos, os bonecos da Sovereign Studios ostentaram a fama de ser o colecionável mais bacana em escala 1/6 que um colecionador poderia ter. Vale lembrar que Sideshow e Hot Toys não existiam nessa época e as poucas empresas que existiam eram de fundo de quintal, mas faziam um trabalho bem decente (como a Toys McCoy). Desde esse tempo eu sempre quis ter um desses Sovereign na coleção.


Um dia, alguns meses após a estreia do "Reino da Caveira de Cristal", achei um desse a venda no evilbay. Falei com o vendedor e ele aceitou enviar-me. Venci o leilão e a figura chegou. Infelizmente o correio destroçou a caixa e o custom chegou com alguns danos, todos foram reparados mais houve um cicatriz - a rachadura no chapéu do boneco.

Ainda assim fiquei bem feliz. A figura realmente impressiona. Tudo, absolutamente tudo foi feito a mão! Peças de roupa, acessórios, tudo mesmo. A jaqueta dessa figura é até hoje considerada a melhor e mais acurada jaqueta na escala por colecionadores. Apesar da head poder ser considerada fraca hoje em dia, a quase 10 anos atrás era o mais aprimorado que se poderia ter num colecionável 1/6.


Encerro aqui o post e espero ter ajudado a preservar e disseminar a história da grandiosa Sovereign Studios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...